quinta-feira, 10 de março de 2016

Cotolengo dá início à comemorações de 20 anos com Missa Campal e Costelão Beneficente


 Por Vivianne Nunes

Crianças recebem atendimento especializado no Cotolengo
O Cotolengo dá início no mês de abril, às comemorações do aniversário de 20 anos da entidade que atende crianças e adolescentes com paralisia cerebral grave em Mato Grosso do Sul. Uma Missa Campal fará a abertura da programação até a data em que é comemorado de fato o vigésimo aniversário, em 20 de julho.  A missa em Ação de Graças será no Cotolengo e está marcada para o dia 10 de abril às 09h30min. Em seguida, será servido o 2º Costelão, almoço beneficente em prol das crianças carentes da entidade orionita. A organização do evento espera que pelo menos 1,5 mil pessoas participem do evento, que terá pelo menos cem voluntários trabalhando direta e indiretamente.

Localizada na Mata do Jacinto, em Campo Grande, a instituição assiste atualmente, à pelo menos 40 crianças com atendimento de assistência social, médico, psicológico, fisioterapia, nutrição, enfermagem, pedagogia, terapia ocupacional e, em em alguns casos, acompanhamento durante o ano letivo para as crianças que têm idade escolar.
Funcionários e voluntários se dividem na missão de cuidar

Valentim Calegaro, 66 anos, é voluntário da instituição desde o início, quando apenas a Capela existia no terreno. “As crianças eram atendidas debaixo dos pés de manga que haviam por aqui”, relatou recentemente em entrevista ao Blog Cotolengo 20 anos. Segundo ele, os voluntários iam improvisando tendas por causa da chuva ou sol, mas tudo era feito por ali mesmo, da maneira como podiam. E foram as festas, bingos e outros eventos criados pelos voluntários, que ajudaram a levantar o dinheiro utilizado na construção do complexo que hoje existe.


“São apenas 40 crianças, mas poderiam ser 100 se tivéssemos dinheiro para custear os atendimentos”, lamenta o diretor presidente, padre Valdeci Marcolino. Segundo ele, a estrutura tem capacidade pra isso, mas seriam precisos mais funcionários e a alimentação precisaria ser aumentada também. “A comida deles é especial, eles precisam de suplementos alimentares e tudo isso é muito caro”, explica. “Por isso convidamos toda a sociedade a participar deste e dos outros eventos que estamos preparando. São 20 anos de história, temos uma lista de espera com o nome de pelo menos 40 crianças e queremos atender a todas elas, mas precisamos contar com a ajuda de todo mundo”, desabafa o padre que está em Campo Grande há apenas quatro meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário